Gestão de produtividade – Acompanhe as atividades dos funcionários em home office

Produtividade - 10/06/2020

O home office tem se tornado cada vez mais uma tendência e uma necessidade das empresas em todo mundo. Mas, com isso, surge o dilema de como acompanhar o trabalho que está sendo desenvolvido pelos seus colaboradores. Para ajudar nesse processo, preparamos este artigo em que abordamos algumas boas práticas do acompanhamento das atividades realizadas em home office. Clique no link para saber mais sobre o tema!

 Gestão de produtividade - Acompanhe as atividades dos funcionários em home office

O mundo vem passando por fortes transformações impostas por vários fatores, sendo um dos os principais o emprego da tecnologia e inovação, um movimento que é reflexo da TD — Transformação Digital. Com isso, a metodologia de trabalho das empresas tem vivenciado um momento de grande volatilidade, adotando de maneira mais intensa o uso da tecnologia na promoção do teletrabalho e home office.

Mas não basta implantar e disponibilizar o home office para os colaboradores. É preciso ter uma infraestrutura e metodologias que permitam acompanhar as atividades realizadas nesse regime de trabalho, proceder a manutenção da motivação e garantir a interação de maneira cíclica.

Pensando nesse dilema, nós da Maestro BPM preparamos este artigo em que te ensinaremos mais sobre a gestão de produtividade no acompanhamento dos trabalhos em home office. Então, continue esta leitura e aprenda mais sobre o tema!

Atenção na comunicação

A comunicação é a base de toda a humanidade, o que não poderia ser diferente quando aplicada ao ambiente corporativo. Nesse sentido, o diálogo deve ser claro e objetivo, ou seja, deixando explícito o que deseja dos seus colaboradores.

Assim, para começar a acompanhar as atividades dos seus colaboradores que estão atuando em home office, é fundamental adotar os canais de comunicação mais adequados para essa metodologia, evitando a incidência de ruídos na comunicação entre o emissor e o destinatário.

Além disso, o processo de acompanhamento das atividades requer o emprego do feedback na comunicação, que vai agir como retroalimentação das mensagens, seu entendimento e resultados.

Realize reuniões periodicamente

Agora que você entende a importância da boa comunicação no acompanhamento dos trabalhos realizados em home office, que tal colocar isso em prática? Para isso, realize reuniões diárias de maneira descontraída e com um pouco de informalidade, abrindo uma gama de maneiras de se comunicar e entender como o seu colaborador tem se sentido e desempenhado suas atividades de maneira autônoma.

Nessas reuniões os gestores devem passar as novas demandas, receber os resultados do que foi realizado e, acima de tudo, colocar-se à disposição para colaborar no que for preciso. Um líder presente cria um ambiente amistoso e garante o acompanhamento das atividades realizadas de maneira mais exata.

Use as ferramentas adequadas

Usar as ferramentas e softwares adequados para o home office é muito importante para a realização das atividades estratégias, operacionais e, inclusive, para o acompanhamento dos resultados produzidos pelos colaboradores.

Tudo isso funciona de uma maneira coesa, que se inicia com a elaboração e gerenciamento dos processos, estabelecimento das metas e tarefas e, em seguida, o cronograma e a divisão do trabalho entre os colaboradores que estão atuando em home office.

Assim, com o uso de uma plataforma integrada de gestão de processos, pessoas, tarefas e prazos será possível acompanhar o trabalho de cada um dos colaboradores que estão em home office e, o melhor de tudo, que as informações de desempenho são atualizadas e disponibilizadas aos gestores em tempo real. Dessa forma, os líderes poderão orientar, avaliar e mensurar o trabalho que está sendo realizado em home office, de maneira geral e por colaborador.

Embora o trabalho home office não possibilite a supervisão presencial do que está sendo desenvolvido, são criados novos mecanismos de controle e avaliação específicos para essa modalidade, que oferecem o mesmo nível de confiabilidade da metodologia tradicional de trabalho.

Precisando aprimorar a comunicação e os processos da sua empresa? A Maestro BPM tem as soluções completas de acordo com cada necessidade! Acesse outros textos do nosso blog para mais informações e, claro, entre em contato com a nossa equipe!

 

> 5 Dicas para você manter a produtividade no home office

Maestro BPM e SOC integram funcionalidades a favor da produtividade de seus usuários