O papel do BPM na indústria 4.0

Funcionalidade - 29/05/2020

Confira como a sua empresa pode passar por um processo de reformulação de forma simples e eficiente. Estamos falando da metodologia de BPM que buscar empregar tecnologia para otimizar os resultados.

BPM e Indicadores de Performance entenda essa relação

Existem diversas metodologias que podem ser empregadas quando as empresas buscam otimizar o seu aparato tecnológico. Uma dessas opções é a implementação do BPM na Indústria 4.0.

A sigla BPM representa o conceito de Business Process Management que, em português, significa Gerenciamento de Processos de Negócio. Esse processo busca o aprimoramento das empresas, por meio da reformulação da sua organização.

Para saber como a tecnologia está inserida nesse contexto, prossiga com a leitura deste post. Confira.

O que é Business Process Management?

Na prática, o objetivo do BPM é melhorar a os resultados da empresa em todas as esferas da gestão. Para isso, o processo de reformulação começa nos processos de trabalho, principalmente naqueles que afetam o cliente diretamente.

Em razão da sua abrangência, essa metodologia pode ser adaptada em empreendimentos de qualquer ramo de atuação, independentemente de seu porte. Para compreender melhor esse conceito, vamos avaliar a sua proposta sob a perspectiva da gestão da área industrial.

Como funciona o BPM na Indústria 4.0?

Empresas industriais percorreram um longo caminho desde os primórdios da Revolução Industrial.

Hoje, estamos vivenciando a fase que especialistas chamam de Indústria 4.0. Esse conceito foi formulado de acordo com a criação de ferramentas como computação em nuvem, Machine Learning e a Internet das Coisas.

Por isso, listamos como as empresas estão se adaptando a nova forma de gestão empresarial.

1. Melhoria contínua

O Business Process Management não é o primeiro método a propor a melhoria dos processos de trabalho. Contudo, o seu diferencial reside na sua forma de execução. A ideia é mapear os processos com o intuito de:

– Gerenciar recursos;

– Minimizar a burocracia;

– Eliminar tarefas redundantes;

– Implementar sistemas de gestão;

– Coordenar tarefas para atingir os objetivos do negócio.

Com isso, o gestor ganha conhecimento sobre a operação da empresa e tem condições de promover a flexibilidade na sua execução.

2. Integração entre departamentos

Considere, por exemplo, a área de compras de uma planta industrial. Para manter a linha de produção abastecida, é necessário contar com a equipe de armazém que controle a oscilação do estoque.

Da mesma forma, não seria possível realizar o pagamento dos fornecedores sem a intervenção do setor de finanças.

Por isso, o objetivo do BPM é fornecer visibilidade sobre os aspectos do negócio, desde os mais básicos até os mais estratégicos. Para isso, é preciso compreender como as atividades, pessoas e departamentos estão interligados.

3. Reformulação das atividades

As empresas que buscam implementar essa metodologia devem compreender que a utilização de ferramentas de gestão e a expansão do papel da tecnologia são pilares da Indústria 4.0.

Nesse cenário, a proposta é modificar a forma como o trabalho é executado, porém, sem a necessidade de estabelecer um prazo para finalizar o processo.

Afinal, para que o BPM seja bem-sucedido, é preciso desenvolver uma análise de potenciais mudanças e qual é seu resultado.

Não há um momento em que o gestor pode estabelecer que o projeto está concluído, porque sempre existem melhorias possíveis. Além disso, a tecnologia evolui constantemente e os empreendimentos devem buscar a adaptação às tendências.

Por fim, se o seu interesse é conhecer como BPM na Indústria 4.0 pode ser implementado na sua operação, basta entrar em contato conosco.

 

> Tire todas as suas dúvidas sobre o processo de BPM

Como um sistema BPM ajuda na produtividade das empresas?

BPM e Indicadores de Performance: entenda essa relação