Saiba como sua empresa pode atingir melhores resultados e um maior controle administrativo através do uso de boas práticas BPM e do monitoramento de indicadores de performance, os chamados KPIs.
Com toda a certeza, o processo de gestão de uma empresa é uma atividade que exige um grande senso de responsabilidade e organização por parte dos profissionais encarregados de tal função. Sendo inteligente que os gestores busquem as melhores abordagens possíveis, para que assim, seja garantida a obtenção de bons resultados.
Uma das boas práticas adotadas por gestores diz respeito a coleta de dados que permitam uma análise profunda do que está ocorrendo na empresa e em seus diferentes processos. Para tal, aplicam-se a abordagem e a utilização do BPM e indicadores de performance, os chamados KPIs.
O que é BPM?
A sigla BPM vem do termo em inglês Business Process Management, que em português significa Gerenciamento de Processos de Negócio. Essa abordagem tem como objetivo a coleta de informações de todos os processos envolvidos nas atividades da empresa.
Tendo um vasto conhecimento de como cada determinado processo funciona, é possível traçar estratégias para melhorar o desempenho dessas funções. Com um conhecimento mais amplo sobre os processos, os gestores encontrarão maior facilidade ao terem de tomar decisões.
A maior vantagem do BPM está em tornar o processo organizacional mais eficiente, para que as empresas tenham mais consciência de sua realidade, de modo que sejam capazes de realizar os ajustes necessários para, assim, obterem as melhorias de performance que desejam.
O que são KPIs?
A sigla KPI vem do termo em inglês Key Performance Indicator, que em português significa Indicador-Chave de Performance. São os indicadores que respondem aos gestores questões quanto ao desempenho de cada função.
É necessário que tais indicadores sejam quantificáveis, normalmente por meio de números, para que seja possível visualizar o andamento dos processos, sejam em sua totalidade ou em uma parte específica.
Quais serão os indicadores de performance a serem monitorados é uma decisão dos gestores, baseada nos objetivos e necessidades da empresa. Em uma perspectiva geral, existem quatro principais categorias de KPI que podem ser utilizados, são eles:
Indicadores de produtividade: dizem respeito ao desempenho da produção da empresa em um determinado período. Tais indicadores são intimamente ligados a qualidade do que é produzido, já que não é proveitoso uma alta produção se os produtos não atingirem o nível desejado pelos consumidores;
Indicadores de qualidade: realizam o monitoramento de eventuais falhas na produção, atentando-se a qualidade do que é oferecido e a satisfação dos clientes finais, para assim, saber se a produção tem andando como esperado;
Indicadores de capacidade: observam a quantidade máxima que a produção pode atingir em um determinado período. Através deles é possível saber se é necessário expandir ou se já está no limite;
Indicadores estratégicos: estão ligados aos objetivos da empresa e a forma que a mesma escolheu para atingir a realização dos mesmos. Analisando-os é possível identificar se alguma das ações está trabalhando contra o estabelecido.
Por que utilizar BPM e KPI?
Ao fazer uso de boas práticas de BPM aliadas a indicadores de performance, os gestores são capazes de traçar objetivos e monitorar o acerto de suas ações. Se alguma medida tomada não está trazendo o resultado desejado, por meio da análise dos dados, é possível observar onde é necessária uma interferência.
O resultado impacta diretamente questões como a redução de custos, transparência dos processos, aumento da linha produtiva. Conseguindo em um melhor controle administrativo na empresa.
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