Tire todas as suas dúvidas sobre o processo de BPM

Funcionalidade - 25/11/2019

Certamente você já ouviu falar no processo BPM, certo? No entanto, ainda deve restar algumas dúvidas sobre esse método. Fizemos este artigo para resolver essas questões.

Tire todas as suas dúvidas sobre o processo de BPMUma das grandes metas das empresas é ser mais produtivo, com o menor custo possível. Ou seja, o que fazer para garantir uma gestão eficiente da organização? De modo que ela se destaque no mercado competitivo que atua.

Você sabia que existem ferramentas e técnicas que podem ajudá-lo a atingir esta meta?

Por meio delas, o gestor consegue:

  • Diminuir o custo e aumentar a produção;
  • Dar um atendimento com rapidez e qualidade aos clientes;
  • Encontrar soluções de forma eficiente para os problemas que possam vir a surgir;
  • Cumprimento efetivo das normas reguladoras;
  • Ter agilidade na execução dos processos e nas tomadas de decisões.

Uma das melhores e mais utilizadas técnicas é conhecida no mercado como processo de BPM (Business Process Management). Livremente traduzida para o português como Gerenciamento de Processos de Negócio.

Quer saber mais sobre o processo de BPM? Continue lendo abaixo.

O que é o processo de BPM?

O processo de BPM é uma técnica que utiliza os recursos de TI, de modo que seja possível o gestor conhecer e implementar melhorias nos processos de sua empresa.

Trata-se, portanto, de um instrumento com metodologia própria que tem como principal objetivo a gerenciar e tornar mais eficientes os processos dentro da organização.

E por que analisar os processos é tão importante?

Um processo, nada mais é do que um conjunto de atividades que devem ser realizadas em determinada sequência para, ao final, gerar um resultado, ou seja, um serviço ou um produto.

Em uma organização, todas as suas funções são organizadas por meio de processos, alguns essenciais para o funcionamento e outros auxiliares.

Como exemplos de processos dentro de uma empresa podemos citar: o processo de contratação de pessoal, de pagamento dos fornecedores, de compra de materiais, o atendimento do cliente.

Dessa forma, uma vez que tudo na empresa funciona por meio de processos, é necessário que haja uma análise e uma gestão dos processos principais e auxiliares a fim de que a empresa possa atingir a sua máxima eficiência.

É por isso que o processo de BPM é tão importante para as organizações. Pois permite uma visão ampla de seus processos e evidencia em que o gestor pode melhorar de forma que chegue mais perto de atingir os seus objetivos empresariais.

Quais são as vantagens de utilizar o processo de BPM?

A utilização do processo de BPM apresenta diversas vantagens a organização. A primeira delas é que é possível que o gestor tenha conhecimento integral e transparente do negócio, de como ele está funcionando e estruturado. O que, por sua vez, permite um maior controle administrativo.

Permite também que os administradores saibam qual é a real situação da empresa e, consequentemente, auxilia no processo de tomada de decisão.

Além disso, uma vez que os processos estão mapeados, definidos e documentados, há um considerável aumento de produtividade, pois cada um dos colaboradores sabe, especificamente, quais são as tarefas que deverão ser realizadas e em qual ordem, diminuindo o desperdício de recursos e tempo.

Tudo isso, leva a longo prazo, a uma redução de custo e um aumento da competitividade da empresa, aumentando as chances de sucesso do empreendimento.

Como funciona o processo de BPM?

O processo de BPM é uma ferramenta de uso contínuo que ajuda a simular, modelar, projetar, monitorar e executar os mais diversos processos de uma organização.

É realizado por meio de etapas.

Mapeamento, identificação e criação de um fluxograma

O primeiro passo para implementação do processo de BPM, consiste no mapeamento dos processos, por meio das pessoas que realizam o processo em seu dia a dia, o que permite uma visão ampla da empresa.

O mapeamento dos processos da empresa significa levantar todos os processos já existentes na organização, realizando sua descrição e identificando sua relação uns com os outros procedimentos da empresa.

Normalmente, estes dados são organizados em um fluxograma, a fim de que seja possível identificar as atividades, seus responsáveis e o prazo de realização de cada processo.

Análise dos processos e propostas de melhoria

Após mapeados os processos, passa-se a análise profunda e específica de cada um deles. Permitindo que sejam realizadas propostas para melhorias. Para que se determine qual deve ser o seu funcionamento, de acordo com o objetivo proposto pela empresa.

Essa etapa também é conhecida como modelagem de processos.

Automatização

Uma vez definido os processos prioritários e realizada a modelagem dos processos, eles são implementados e automatizados. De forma que os gestores e empregados tenham acesso às informações referentes a performance do processo (ou KPIS – Indicadores-Chave de Performance).

Com base nestas informações, é possível que o gestor realize o acompanhamento destes indicadores e tome decisões ágeis uma vez que é possível apurar se as metas estabelecidas estão sendo cumpridas ou não.

Além disso, permite a avaliação para possíveis melhorias nos processos e a expansão para outras áreas.

Qual a diferença entre o processo de BPM e o BPMS?

Tire todas as suas dúvidas sobre o processo de BPM

O processo de BPM é uma metodologia de gestão de processos. Que tem como principal objetivo proporcionar uma visão ampla dos processos e como eles estão funcionando dentro da organização.

Já o BPMS, é uma ferramenta que auxilia na implementação do processo de BPM nas empresas. Além disso, permite que o gestor tenha parâmetros e indicadores de resultados que permitem avaliar como o serviço está sendo prestado ao cliente, modificando aqueles que não estão funcionando corretamente.

Precisa de um BPMS para ter um BPM?

Não. Uma vez que o BPMS é um software, é possível que o gestor implemente o processo de BPM sem a sua utilização.

O processo de BPM é abstrato e serve para analisar os processos da organização e implementar uma mudança na cultura empresarial. Sendo que isto pode ser feito sem o auxílio de qualquer software. Porém, o BPMS auxilia na implementação da nova cultura uma vez que permite que ela seja feita de forma controlada, prática e segura.

O que o BPMS pode fazer pela sua empresa?

O BPMS (Business Process Management Suite) é um software de automatização dos processos que pode ser utilizado por empresas de qualquer setor e porte.

Por meio dele é possível:

  • Execução dos processos forma mais ágil e eficaz;
  • Simulação e execução dos processos;
  • Um maior controle e otimização dos processos;
  • Conhecimento dos colaboradores de informações sobre os processos que participa;
  • Maior qualidade e menor custo.

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