5 dicas de saúde no trabalho para o home office

Produtividade - 24/06/2020

Está trabalhando em home office nessa época de isolamento social, mas não consegue se acostumar e tem dúvidas de como se manter saudável sem se sobrecarregar? Pois então acompanhe ao longo deste artigo algumas 5 dicas de saúde no trabalho incríveis!

5 dicas de saúde no trabalhoEm meio ao período de isolamento social, a necessidade de trabalhar home office surgiu para muitas pessoas. No entanto, o problema é que, para quem não estava acostumado, começar a fazer o seu trabalho em casa é um grande desafio.

Como não misturar as tarefas com a vida pessoal? O que você precisa fazer para encontrar um equilíbrio e não passar muito mais tempo do que deveria trabalhando? Como manter a saúde no trabalho, tanto mental quanto física, em dia?

Caso tenha começado a fazer home office e está com estas dúvidas, continue acompanhando este conteúdo e confira algumas dicas importantes que precisam ser colocadas em prática durante esse período trabalhando em casa, para se manter saudável.

1. Alongue-se

Você passa a maior parte do dia sentado em frente ao computador? Então, é provável que isso também acontecia no seu ambiente de trabalho, não é mesmo? Nesse caso, a diferença é que você pode não ter uma cadeira tão confortável para trabalhar em casa ou até mesmo não manter a postura que tinha na empresa.

Sendo assim, uma das principais coisas para manter a saúde no trabalho home office é parar alguns momentos para se alongar, evitando dores de tensão e lesões, bem como ajudando a movimentar mais o corpo.

O recomendável é separar de cinco a dez minutos do seu dia para fazer diferentes exercícios de alongamento, envolvendo o pescoço, os braços, os ombros, as costas e assim por diante.

2. Tome sol

Outra dica de saúde fundamental para o home office é tomar de 15 a 30 minutos de sol todos os dias, de preferência depois das 16h ou antes das 10h.

Como você não está saindo de casa para trabalhar, as chances de acabar ficando sem tomar sol são grandes e isso, por consequência, prejudicará a produção de vitamina D no seu organismo.

Além disso, tomar sol por esse período mencionado acima também aumenta a produção de endorfina, um hormônio capaz de proporcionar o bem-estar e reduzir as possibilidades de depressão.

3. Beba água

Além do sol, também não se esqueça da água. Ainda mais em épocas de pandemia, seguir o recomendado, que é tomar, no mínimo, dois litros de água por dia faz toda a diferença para manter a sua imunidade e saúde em dia.

Mesmo trabalhando em casa, portanto, não se esqueça de deixar uma garrafinha cheia de água sempre por perto. E, é claro, encha-a novamente quando for necessário.

4. Limite seu horário de trabalho

Mais uma dica de saúde fundamental em tempos de home office é limitar o seu horário de trabalho, mantendo a sua carga horário normal e cumprindo apenas com a sua jornada, sem horas extras, quando não for preciso.

Muitas pessoas não conseguem ter esse controle ao levar o trabalho para casa e, assim, passam a dormir mal, o que prejudica, de maneira significativa, a saúde.

Sendo assim, defina uma agenda semanal se for melhor para você e tente segui-la ao máximo, em relação aos horários de trabalho.

5. Determine horários para as refeições

Por fim, mas não menos importante, não deixe também de fazer as refeições nos horários certos, pois dessa maneira o seu organismo estará sempre regulado.

Evite, ao máximo, estender o trabalho para o seu horário de almoço e separe um tempo para fazer um café-da-manhã completo.

Alimentação, assim como a água, é essencial para manter o seu sistema imunológico funcionando, aumentando a produtividade, evitando a contaminação pelo vírus e, é claro, a saúde no trabalho em dia.

Quer conferir mais dicas sobre este momento de pandemia que estamos vivendo? Então, continue lendo:

> Como um software de workflow pode ajudar a organizar o home office da sua empresa?

> 5 Dicas para você manter a produtividade no home office