3 técnicas que vão te ajudar a avaliar melhor uma situação de tomada de decisão

Produtividade - 20/05/2020

O processo de tomada de decisão pode ser tão desafiador quanto recompensador! Afinal, é só assim que a sua empresa evolui. Mas para colher os melhores frutos, é preciso ter o conhecimento e as ferramentas certas. Clique aqui e conheça 3 técnicas que vão ajudar você nesse processo!

3 técnicas que vão te ajudar a avaliar melhor uma situação de tomada de decisão

Tomar decisões pode ser desafiador para a maioria das pessoas, mas esse processo está inserido no dia a dia de todas as pessoas. Cada passo dado envolve uma tomada de decisão mesmo que pequena. Assim, aqueles que encaram a ação com mais naturalidade acabam se saindo melhor nos desafios do cotidiano e ganham mais qualidade de vida.

Porém, quando falamos de empresas, a tomada de decisão ganha uma nova dimensão. Afinal, as consequências desse tipo de decisão afetam não apenas a performance do negócio, mas todos os colaboradores envolvidos.

Assim, é preciso minimizar os riscos do processo. E, para isso, deve-se ter uma visão integral da situação, compreender melhor os ricos e os benefícios de cada solução.

Para ajudá-lo, neste texto, listamos três técnicas que vão ajudá-lo a avaliar melhor a situação e tomar a melhor decisão.

O que se deve ter em mente antes de iniciar o processo?

Antes de entregar as ferramentas que vão ajudar você nesse processo, é importante lembrar de alguns fatores que precisam ser considerados no processo de tomada de decisão e podem estar ocultos. São os seguintes:

• Cenário atual — como está o cenário em que a empresa se encontra; isso inclui o mercado atual, clientes, concorrentes e parceiros, bem como a situação interna da empresa, a relação com os funcionários e rendimentos.
• Consequências — os ricos envolvidos na decisão, que podem ser altos ou não.
• Alternativas — existem várias alternativas presentes? É preciso enxergar possibilidades que podem parecer inexistentes para, então, avaliar com segurança.
• Complexidade — nível de complexidade envolvido na decisão, diferentes fatores que podem estar inter-relacionados e que devem ser considerados no processo.
• Incerteza — há fatos e resultados possíveis que podem ser desconhecidos no momento, mas que devem ser considerados (aumentando ou diminuindo o risco) no momento de decisão.

3 técnicas que vão ajudar você no processo de tomada de decisão

Abaixo listamos três dos principais métodos de tomada de decisão que vão ajudar você a avaliar melhor uma situação e traçar a melhor estratégia. São métodos simples, mas não se engane: são extremamente eficientes e muito utilizados no mundo do negócio!

Matriz GUT — Com essa ferramenta é possível definir e analisar as prioridades da situação. Os problemas devem ser classificados de acordo com três parâmetros: a gravidade, a tendência futura e a urgência. Depois, utiliza-se uma pontuação de 1 a 5, que vai indicar o grau de prioridade que o problema apresenta.

Matriz de decisão — Com ela, faz-se uma análise dos pontos fortes e fracos de cada decisão possível. Para isso, deve-se criar uma tabela com 5 colunas. Na primeira coluna, listam-se as ideias ou soluções, nas colunas seguintes deve-se escrever os critérios que serão usados para avaliar as soluções. A escolha dependerá do tipo de problema, mas critérios como impacto, esforço e lucro são muito indicados. Depois, soma-se os pontos (critérios como “esforço” devem ser subtraídos, pois seriam um ponto “negativo”).

Análise SWOT (Também conhecida como Matriz FOFA) — embora simples, essa ferramenta é muito utilizada internacionalmente. Nela, marcam-se quatro quadrantes: Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças. As forças e fraquezas são aspectos internos (um positivo e outro negativo), já as oportunidades e ameaças são aspectos externos, que não dependem de você e não podem ser controlados diretamente (também positivo e negativo). A partir desses pontos, é possível elaborar estratégias e planos de ação para aproveitar as forças e oportunidades do seu negócio ou ideia e minimizar as fraquezas ou ameaças.

E aí? Gostou deste conteúdo? Então, veja nossos outros textos do blog e aprenda cada vez mais sobre o gerenciamento de processos e outros temas do mundo dos negócios.

> A importância e melhorias ao obter um software de gerenciamento de processos

Aplicação de uma ferramenta de gerenciamento de processos para seu negócio

Por que comprar um sistema de BPM para gerenciamento de processos de negócio?