Conheça o Quadro de Pendências Personalizados para gestão de processos

Funcionalidade - 14/06/2016

Disponível gratuitamente para clientes que já utilizam o software, ferramenta vai integrar agendas, tarefas, controladores de processos e gestores de negócios

Maestro BPM – Software Gerenciador de Processos de Negócios disponibilizou mais uma novidade para facilitar o dia-a-dia de seus usuários, o Quadro Personalizados. A ferramenta foi desenvolvida para agilizar fluxos de trabalho, permitindo que os Clientes desenhem quadros personalizados para encontrar gargalos operacionais. A solução surgiu da necessidade de conhecer, de forma rápida e objetiva, em quais departamentos um determinado processo encontra-se parado ou com prazos próximos do vencimento. Com a utilização destes quadros, usuários controladores de processos ou gestores de negócios ganharão em agilidade para identificar pendências e visualizar a rotina operacional das equipes.

Três tipos de quadros foram criados para facilitar o controle das operações empresariais, conforme explica Felipe Rafael, Analista do Centro de Recursos de Conhecimento do Maestro BPM. “Desenvolvemos quadros específicos, batizados como Controlador, Tarefa e Agenda. Eles podem fornecer uma visão sistêmica, integrada e panorâmica dos negócios em curso. Gestores e usuários poderão olhar na tela inicial do Maestro BPM, por meio de um painel de instrumentos de rápida visualização (dashboard), e enxergar onde e com quem está cada tarefa. Os quadros serão configurados por níveis de acesso e permissão, otimizando agenda de compromissos, organograma das equipes e tomadas de decisão”.

Em termos de interface visual, os usuários vão acessar o Maestro BPM e terão os novos Quadros de Pendências disponíveis logo na tela inicial do sistema, facilitando a gestão das rotinas operacionais. “Todos os cenários, prazos e o Acordo de Nível de Serviço (termo traduzido do inglês Service Level Agreement, ou SLA) serão identificados de forma rápida, permitindo a correção de fluxos ou uma tomada de decisão mais estratégica. No painel de visualização, os estágios em vermelho, amarelo e verde vão ajudar na rápida interpretação dos dados. O gestor vai bater os olhos e saber pelas cores tudo que está acontecendo com seus fluxos operacionais. Enquanto isso, o usuário controlador do processo vai melhorar a organização da sua rotina de trabalho de forma sistemática”, conclui Rafael.

Quadros Personalizados do Maestro BPM:

1 – Quadro do Controlador: É possível alimentar os processos num único quadro, referente aos processos que um mesmo controlador é responsável. Disponível por fácil acesso na tela do Maestro BPM, a opção permite que o executor realize o acompanhamento de seus processos de trabalho.

2 – Quadro de Tarefa: Funciona como um quadro geral, mas que pode ser usado por uma gerência ou coordenação. Ele controla um processo em específico, mas visualiza um cenário macro do negócio. Um atendente de suporte acompanha o seu Quadro Controlador, enquanto o gerente de serviços visualiza o Quadro de Tarefas. Outro exemplo é utilizá-lo para ter uma visão mais específica sobre o seu quadro de pendências, podendo assim acompanhar as tarefas dos processos que você deseja dar mais atenção.

3 – Quadro de Agenda: Basicamente, a função vai listar os seus compromissos ou de outros usuários que podem ou não serem executores de processos no sistema