Como produzir mais com menos?

Maestro BPM - 13/08/2013

Por meio do software Maestro BPM e de sua expertise tecnológica em gestão de processos, Make Technology traça caminhos para a eficácia dos negócios

Você já pensou na estrutura atual do seu negócio? O ritmo do dia-a-dia leva parte do empresariado a agir por reação, deixando o lado racional da vida corporativa de lado. Em muitos casos, melhorias que necessitavam de planejamento em médio prazo acabam ocorrendo da noite para o dia. As vezes, tais mudanças só acontecem por causa de exigências governamentais, com prazos legais para entrar em vigor. Caso contrário, a cultura gerencial, tecnológica e administrativa de algumas empresas jamais seriam revistas, tamanha a falta de tempo que parte do empresário brasileiro tem para pensar nas estratégias.

As empresas correm sem parar para produzir mais com menos. Nesta pressa, o equilíbrio entre as áreas do negócio pode entrar em colapso, prejudicando a saúde de toda a organização. Vejamos o que explica o especialista Michel Brito, gerente comercial da MAKE Technology, desenvolvedora do software Maestro BPM. “A tecnologia aumentou a concorrência e a necessidade de olharmos com análise critica para dentro das nossas próprias organizações. Temos que ver o negócio sob um ponto de vista externo e identificar focos que podem causar problemas, mais livre dos vícios de quem vive diariamente a empresa”.

Segundo o especialista, devemos olhar os pilares que compõem uma estrutura empresarial bem organizada, pois somente assim um diagnóstico será realizado com eficiência. Entre os principais estão a Gestão dos Negócios, Gestão de Processos, Gestão de Pessoas e Gestão da Tecnologia da Informação. Ele também cita o fluxo de comunicação, o ambiente de trabalho saudável e o relacionamento entre os setores da empresa como peças importantes dentro de um projeto de reestruturação. Este trabalho pode ser iniciado por meio de consultorias teóricas e evoluir para implantação de sistemas informatizados, conhecidos como softwares Workflow (fluxo de trabalho) ou ERP (gestão empresarial).

“Em Gestão de Negócios, nossa equipe pode realizar uma análise prévia de cada cliente, identificando os pontos focais que precisam de mudanças. Em Gestão de Processos, planejamos, monitoramos etapas e definimos métricas. Também analisamos resultados, visando redução de custos e uma empresa mais competitiva. Em Gestão de Pessoas, podemos dispor do nosso know-how em RH, com planejamento estratégico, treinamento, gestão de mudanças, cultura e clima organizacional. Em Tecnologia da Informação, além de consultorias, temos o Maestro BPM como o carro chefe de nossas soluções. O software e focado em gestão dos processos de negócios e fluxos de trabalho”, finaliza o gerente.

DEIXE UMA RESPOSTA