RPA (Robot Process Automation): o que é e como pode otimizar as operações da sua empresa?

Produtividade - 22/05/2020

O RPA é uma tecnologia que coleta inúmeros dados e formula respostas de acordo com padrões de interação, com o intuito de executar diversas tarefas humanas. Saiba mais sobre ela!

 

RPA (Robot Process Automation): o que é como pode otimizar as operações da sua empresa?

A tecnologia chegou para otimizar cada vez mais a rotina das indústrias e empresas em geral. Com o uso de ferramentas, programas, softwares e até mesmo robôs, diversos setores têm expandido sua atuação de mercado e melhorado sua entrega final.

Tarefas repetitivas e morosas, que tomavam muito tempo dos colaboradores, passaram ser executadas por tecnologias inteligentes, como o RPA (Robot Process Automation).

O que é RPA?

Essa tecnologia, que se utiliza das ferramentas de Inteligência Artificial, tem como função substituir a mão de obra humana em atividades repetitivas, automatizando processos e operações básicas.

Dessa forma, pode-se afirmar que o RPA (Robot Process Automation) consegue imitar ações humanas para realizar diversas tarefas que não necessitem de uma expertise de raciocínio humano tão complexa.

O RPA:

– coleta dados;

– executa aplicativos;

– aciona respostas de acordo com padrões de interação;

– se comunica com outros sistemas a fim de executar diversas tarefas.

Diferentemente dos famosos chatbots, que são mais focados na replicação da fala e obtenção de informações, os RPA têm autonomia para uma série de decisões e atividades, substituindo realmente a ação humana na resolução de problemas básicos.

Apesar de ser muito focado para atividades mais mecânicas e repetitivas, o RPA pode alcançar resultados no mesmo nível, ou até mesmo superior, de qualidade do que um colaborador humano.

Como funciona o RPA?

O RPA funciona com base em códigos com algoritmos que aprendem tarefas designadas aos robôs e começa aprender tarefas adjacentes às que foram programadas. Em suma, a ferramenta copia os comandos que seriam executados por uma pessoa real.

Com o auxílio da Inteligência Artificial e do Machine Learning, o RPA consegue compreender palavras e imagens designadas no fluxo de trabalho, permitindo que execute processos com precisão. Os colaboradores humanos podem, ainda, gravar-se enquanto realizam alguma tarefa manual, a fim de ensinar o robô como ela deve ser executada e ele comece a imitá-lo.

Dessa forma, ele pode:

– coletar, integrar e até mesmo analisar dados, sem a necessidade de inserção humana dos mesmos no sistema;

– estruturar dados transacionados e analisar sua qualidade, produzindo relatórios úteis para a tomada de decisão humana;

– integrar diferentes sistemas, como CRM e ERP, por exemplo;

– otimizar o atendimento ao cliente conversando com ele, entre outras inúmeras tarefas.

Outra funcionalidade interessante é a adaptação do RPA ao volume de trabalho imposto a ele, ou seja, conforme o volume de tarefas aumenta, mais o robô aumenta sua velocidade. Dessa forma, agiliza seus processos e aumenta a produtividade da empresa.

Para otimizar ainda mais os processos, o colaborador pode programar tarefas a serem executadas pelo RPA, em determinado horário do dia ou da semana, por exemplo. Isso é possível graças ao comando Robot Process Automation, capaz de programar ações dos robôs com antecedência, determinando quando e como um processo precisa acontecer.

Todas essas funções trazem inúmeros benefícios para as empresas, já que automatiza e otimiza os processos, permitindo que seus colaboradores se dediquem mais às tarefas de maior importância, além de melhor servir os clientes, com atendimentos rápidos e eficientes.

Conheça nossas soluções em softwares para o seu negócio. Entre em contato conosco para saber mais

Como um sistema BPM ajuda na produtividade das empresas?

Maestro BPM e SOC integram funcionalidades a favor da produtividade de seus usuários