O papel do gestor de projetos na coordenação das equipes em home office

Produtividade - 14/05/2020

O home office pode ampliar em até 13% a produtividade de uma empresa, no entanto, uma sólida gestão de projetos é essencial para garantir bons resultados. Venha compreender a importância da coordenação de equipes em home office. Confira!

O papel do gestor de projetos na coordenação das equipes em home office

Home office é um método de trabalho que traz inúmeros benefícios, tanto para a empresa quanto para o colaborador.

No entanto, se por um lado a liberdade e redução de custos são as maiores vantagens, a falta de rotina e queda na produtividade podem ser as consequências de um projeto mal implementado ou não orientado.

Dessa maneira, queremos definir neste artigo o papel do gestor de projetos na coordenação das equipes em home office, de modo a implementação seja um sucesso e a empresa veja os seus processos sendo otimizados. Confira!

Gerente de projetos planeja e direciona

Uma tarefa gerencial, e a mais essencial de qualquer empresa, é o planejamento.

O gestor de projetos é o líder que planeja e direciona todos os projetos a serem desenvolvidos em um determinado período.

Ele investe grande parte do seu tempo em comunicação. Na fase inicial, irá montar as melhores equipes em home office, de modo que os colaboradores sejam colocados nas funções que mais se adequam às suas habilidades, de modo que o risco de erros seja reduzido.

Ainda, é o responsável por direcionar os equipamentos necessários para a conclusão de um projeto. Ou seja, não só diz o que fazer, mas dispõe de ferramentas que são a base de determinada tarefa.

Quando não se conta com um responsável pela coordenação das equipes em home office, o time pode acabar perdendo o rumo das suas atividades.

Como mencionamos acima, a liberdade pode abrir brechas para uma quebra de rotina. É essencial estabelecer regras, prazos e padrões de qualidade, de modo que os colaboradores compreendam que trabalhar em casa se difere muito pouco das responsabilidades de estar no escritório.

Coordenação das equipes em home office

O gestor de projetos é o profissional indicado a cuidar dos processos da sua empresa de ponta-a-ponta. Desde o planejamento, como discutimos, até o final. Até a entrega e satisfação do cliente.

Estará durante todo o período de trabalho acompanhando os times e conferindo se o projeto está sendo desempenhado exatamente da maneira como foi previsto.

Além do mais, precisa ter a sensibilidade de compreender as dificuldades dos seus colaboradores e estar preparado para sanar dúvidas e resolver problemas que possam surgir ao longo do percurso.

Ele tem também o papel de conciliador na gestão de uma equipe. Como em toda liderança, ele precisa ser o comunicador que irá motivar os colaboradores e gerir as pessoas dentro de suas capacidades e dificuldades.

Em momentos de home office, uma liderança forte é essencial. Ela precisa ser presente e ativa. De outra maneira, a empresa pode deixar de colher os grandes frutos do trabalho remoto.

Com uma gestão de projetos e coordenação das equipes em home office, é possível uma otimização de até 13% na produtividade. (Stanford Business School)

No entanto, o gestor não está sozinho. Hoje, ele conta com a tecnologia para garantir os melhores resultados da sua equipe.

Conheça o nosso software de gestão de processos. Com ele, é possível centralizar projetos e garantir que sejam cumpridos com prazo e qualidade.

O home office é uma maneira inovadora de trabalhar que já não é mais uma tendência. É uma realidade.

Empresas que se adaptam a ela estão destinadas a crescer e amadurecer profissionalmente. Conheça hoje mesmo!

Gostou deste artigo? Acesse o nosso blog para muito mais conteúdos exclusivos!

5 Dicas para você manter a produtividade no home office

Como um sistema BPM ajuda na produtividade das empresas?