7 dicas para manter o foco no ambiente de trabalho

Produtividade - 10/03/2020

O foco no ambiente de trabalho é uma competência muito valorizada e desejada. Saiba como se tornar um profissional altamente focado.

7 dicas para manter o foco no ambiente de trabalhoManter o foco no ambiente de trabalho é um desafio para a maioria dos profissionais, principalmente quando há uma quantidade de afazeres em nossa mente. Para isso, é necessário começar a se organizar, começando pelo tempo e pelas tarefas, antes de entrar em ação.

Dicas para melhorar o foco no dia a dia

Confira algumas dicas para você manter o seu nível de foco e buscar melhorar cada vez mais a dedicação no ambiente de trabalho e também fora dele.

  • Tempo:

É importante definir um tempo para cada tarefa. E, se ela for longa, procure dividir o desenvolvimento em períodos para não se tornar algo cansativo.

  • Prioridades:

Liste todas as tarefas do dia e separe-as por grau de prioridade, realizando as com o maior grau de prioridade primeiro. Com isso, você acaba tendo uma gestão de tempo melhor, o que auxilia na primeira dica.

  • Concentração:

Evite a distração enquanto estiver realizando alguma demanda. Por exemplo: verificar e-mails, visualizar mensagens no celular e até mesmo prestar atenção em conversas paralelas.

  • Músicas:

A música, para algumas pessoas, ajuda na concentração. É importante fugir de músicas com muita letra, que pode ser uma distração também. Afinal, sempre tem aquele refrão que é impossível não cantar! O lado positivo é que ouvir música com fones de ouvido auxilia para abafar os sons externo e não se perder nas conversas ao redor.

  • Faxinas:

É importante manter o ambiente de trabalho organizado e, principalmente, a sua estação de trabalho. Muitos objetos sobre a mesa podem fazer com que percamos a concentração. Lembre-se que uma mesa organizada ajuda a manter a mente organizada.

  • Pausas:

É importante ter algumas pausas durante o dia. É necessário descansar a mente para que possamos manter o foco. Após finalizar uma quantidade de demandas, pare, levante um pouco da cadeira para se exercitar, tomar um café e, depois, volte às tarefas.

  • Exercícios:

Pratique atividades físicas nos momentos livres, ao menos uma vez por semana. Não importa qual seja o exercício físico praticado, desde que seja algo que lhe agrade e faça com que não fique parado. Os exercícios físicos nos auxiliam a criar concentração e foco.

Aliás, você sabia que existem 3 tipos de foco? Vamos falar um pouquinho sobre eles abaixo.

Tipos de focos

O psicólogo e jornalista americano, Daniel Goleman, escreveu em seu livro The Hidden Driver of Excellence (Foco: a atenção e seu papel fundamental para o sucesso) que aprender a ter foco é a base do sucesso para diversas áreas.
E uma de suas teorias é sobre a existência de 3 tipos de focos e a possibilidade do aperfeiçoamento de cada um através de cursos. Saiba quais são:

  • Foco interno:

Este foco é sobre a capacidade do homem em se desconectar do ambiente externo. Podendo se concentrar em si mesmo, entendendo e controlando suas emoções. Assim a pessoa consegue minimizar suas distrações e alcançar resultados.

  • Foco externo:

Este se trata de um foco no ambiente em que o indivíduo está inserido. Principalmente, o foco no ambiente de trabalho, em o profissional consegue desenvolver novos projetos e resolver problemas com maior facilidade.

  • Foco empático:

Como já se diz no nome, a empatia é a ação de nos colocarmos no local do outro e entendê-lo. O foco empático nada mais é do que a atenção que damos para a outra pessoa, como ouvi-la e se relacionar. É importante para pessoas em cargos de liderança, para poder estar ouvindo e estimulando seus funcionários a alcançar metas e objetivos.

 

Saiba mais sobre como melhorar a organização da sua empresa com nosso software de gerenciamento de processos.