Como um sistema BPM ajuda na produtividade das empresas?

BPMS - 09/12/2019

Você sabe o que é o sistema BPM e como ele pode auxiliar na sua empresa? Vem saber um pouco mais sobre esse sistema de processos. 

Como um sistema BPM ajuda na produtividade das empresasO sistema BPM (Business Process Management) permite que as empresas projetem, implementem, executem, monitorem e otimizem importantes processos de negócios. Ao fazerem isso, essas companhias podem organizar e analisar dados com eficiência. A fim de automatizar as operações para economizar tempo e melhorar a produtividade geral dos negócios.

Ademais, esse sistema pode fazer muito mais pela sua estratégia empresarial do que você imagina:

  • Como reduzir custos,
  • Render benefícios competitivos
  • E aprimorar a agilidade dos negócios.

Além das vantagens óbvias da implementação do software BPM. Descubra agora e entenda os reflexos na produtividade do seu empreendimento.

Automação como sinônimo de produtividade

O sistema BPM pode facilitar a automação de muitos elementos repetitivos em fluxos de trabalho regulares. Assim, algumas características como:

  • melhorias no processo,
  • a introdução de processamentos paralelos,
  • e a eliminação de etapas redundantes podem ser facilmente alcançadas.

Tendo isso em vista, explicitar transferências, prazos e responsabilidades permite que os funcionários dediquem mais tempo a outras atividades. Uma vez que as principais funções de suporte acabam sendo solucionadas com o sistema. Esse tempo disponível, por sua vez, se traduz em um aumento na produtividade e na redução de desperdícios.

Inclusive, essa melhoria de produtividade está em aproximadamente 12%, o que implica que mesmo um compromisso básico com o BPM pode criar valor dentro da empresa. Ainda assim, essa porcentagem pode se expandir para até 30%.

Melhor visibilidade das operações

É muito importante para uma organização visualizar como está conseguindo atingir seus objetivos. O ponto de partida para essa jornada é ter uma visibilidade completa a respeito dos processos de negócios.

Dessa forma, como as soluções BPM possibilitam a automação, elas permitem que os usuários do sistema acompanhem o desempenho e obtenham detalhes de tudo está funcionando em tempo real.

Essa transparência sobre o que está acontecendo, por que está acontecendo, como e quais recursos estão fazendo isso acontecer, além de quais são os obstáculos e como mitigá-los, é muito crítica. Por isso, um sistema BPM pode ser implementado para obter os melhores resultados com o menor custo e, simultaneamente, alcançar ganhos máximos de produtividade.

Assim, essa visibilidade permite que o gerenciamento seja compreendido. Além de possibilitar que as estruturas sejam monitoradas e, consequentemente, que a eficiência dos processos melhore, mantendo o controle de quaisquer resultados.

Melhor colaboração entre as equipes

Uma ferramenta BPM não apenas fornece uma estrutura eficaz para promover a participação dos interessados nos negócios, como também colabora na articulação da estratégia e visão, servindo como uma referência centralizada para documentar o mesmo.

Esse sistema permite que a mudança na cultura organizacional promova a comunicação e a colaboração entre grupos e locais de negócios, combinando o gerenciamento de processos com o gerenciamento de tarefas, além de aproveitar os relatórios em tempo real para as equipes colaborarem com eficácia e elevada produção.

Mais agilidade

As organizações são constantemente confrontadas com a necessidade de mudar, e essas mudanças podem se tornar necessárias devido a novas regulamentações, demandas do mercado ou até mesmo ao surgimento de novas formas de trabalhar.

Pensando nisso, um recurso importante do sistema BPM é que ele facilita os processos. Haja vista, com esse sistema, o usuário tem a flexibilidade de fazer alterações nos processos com custos mínimos, deixando-os facilmente personalizados para atender aos requisitos da sua organização, o que atrai mais agilidade de uma maneira geral.

Recursos com eficiência

Surpreendentemente, mesmo em empresas relativamente grandes e bem-sucedidas, às vezes a definição de papéis e processos-chave não está bem documentada ou está em constante evolução. Essa falta de estrutura pode ser cara, ineficiente e não é útil quando uma organização precisa enfrentar novos desafios competitivos ou responder aos desenvolvimentos do mercado com algum grau de agilidade.

Dessa maneira, o sistema BPM oferece um ambiente estruturado e flexível para capturar funções e processos. Além redesenhá-los para obter a melhor eficácia e garantir seu alinhamento estratégico. Isso permite fazer determinações sobre como implantar, monitorar e medir os recursos em sua organização, ajudando a melhorar a eficiência e a produtividade, além de reduzir os custos.

Foco na satisfação do cliente

O sistema BPM ajuda as organizações a combinarem pessoas com tecnologia, a fim de adquirir e reter clientes satisfeitos. Dessa forma, com processos mais enxutos e eficientes, e maior produtividade que o software ajuda a alcançar, os funcionários ficam mais aptos a se concentrarem no cliente.

Assim, um consumidor satisfeito é um consumidor que retorna. O que significa que isso ajuda a aumentar a receita, o desempenho e garante a lucratividade. Inclusive, com base em uma pesquisa de experiências com o BPM, 80% das empresas que utilizam esse sistema têm uma taxa de retorno interna superior a 15%.

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