Maestro BPM lança soluções para gerenciamento de estoques e automatização de armazéns

Funcionalidade - 06/02/2013

Cooperação tecnologia ocorre por meio da parceria entre a Make Technology e Nucleo Brasil Software Solutions, representante da plataforma CoreIMS

A cadeia logística no Brasil envolve complexos processos a cada dia. Parte destas situações ocorre por falta de investimentos em infraestrutura ou por portarias que exigem adequação das empresas às normas governamentais. Por outro lado, as companhias precisam de agilidade para garantir a eficácia do negócio. Gerenciar estas variáveis tem sido alguns dos desafios das empresas que possuem negócios nas etapas deste fluxo, especialmente em serviços, transporte, armazenagem e comércio exterior. Por isso que a tecnologia tem sido cada vez mais importante para diminuir gargalos e custos operacionais.

Pensando nestas demandas e necessidades de mercado, a empresa Make Technology, mantenedora do software Maestro BPM, firmou parceira com a Nucleo Brasil Software Solutions, representante brasileira do sistema CoreIMS. Numa experiência bem sucedida no mercado mundial de sistemas ERP (Enterprise Resource Planning), o que significa “Planejamento dos Recursos Empresariais”, o CoreIMS eliminou gargalos operacionais em grandes corporações, especialmente nos setores da indústria, comércio, transporte, logística, agronegócio, mineração, forças armadas, complexos portuários, entre outros.

“A gestão de estoque é cada vez mais importante para que as empresas alcancem melhores resultados. Controlar o nível deste ativo representa gerir o capital investido e melhorar o relacionamento com clientes, parceiros e fornecedores. Com nossa experiência no setor de software para Gestão Ocupacional, identificamos que várias companhias que possuem SESMT próprio têm estoques variados e precisam de ajuda no gerenciamento e controle destas informações. O uso da tecnologia se torna indispensável na organização destes fluxos e processos”, explica Michel Brito, gerente comercial do Maestro BPM.

Segundo os dados levantados pela parceria entre a Make Technology e a Nucleo Brasil, parte dessa demanda é gerada pela dificuldade em estabelecer aderência e integração aos processos gerenciais, fenômeno que também atinge o mercado SMB (Small and Medium Business), das pequenas e médias empresas brasileiras, independentemente dos setores da economia onde atuam. Do ponto de vista técnico e operacional, o CoreIMS opera 100% em ambiente web e sua plataforma já está traduzida em português, garantindo mobilidade aos usuários e total flexibilidade na integração com o Maestro BPM.

“Na prática, o CoreIMS oferece a integração dos dados do inventário com as informações financeiras, enquanto o Maestro BPM proporciona a análise dos procedimentos operacionais que alimentam o sistema. Com as soluções CoreIMS & Maestro BPM é possível compreender a movimentação de mercadorias e avaliar os processos operacionais utilizados, eliminando erros nas informações e subsidiando as decisões necessárias ao andamento dos negócios. O pioneirismo de mercado, a sinergia e a complementariedade entre os sistemas consolidam a parceria”, atesta Cedric Diniz, diretor comercial da Nucleo Brasil.

Processos sugeridos – As soluções disponibilizadas pela parceria CoreIMS & Maestro BPM são capazes de atender necessidades de gestão em qualquer segmento econômico. Mas pela expertise nacional do Maestro BPM no setor de Gestão Ocupacional e pelo foco da Nucleo Brasil em complexos portuários, logística e comércio exterior, as empresas saem na frente e dispõem de ferramentas exclusivas para atender estes setores em específico. As grandes obras espalhadas pelo Brasil nos próximos anos, a ampliação da infraestrutura portuária e a exploração do setor de Petro&Gás apontam esta tendência.

O Maestro BPM permite criar e operacionalizar fluxos de trabalho. Por operar 100% na Internet, o software garante mobilidade e flexibilidade para a criação de processos e usuários ilimitados. O CoreIMS possui um conceito de “propriedade”, onde o usuário identifica o dono da mercadoria em um cadastro multi-localização, com código de barras e RFID (Identificação por Rádio Frequência), composição de produtos, rastreamento e alertas de reposição. Diante deste cenário, Brito indica os processos sugeridos com maior frequência para as demandas e necessidades destes setores da economia brasileira.

“Nossas tecnologias estão a serviço do mercado, mas é preciso que os gestores tenham senso de organização e o planejamento necessário para extrair delas os melhores resultados. Estamos à disposição para auxiliar na implantação de soluções eficazes para Controle de Movimentação de Carga, Controle de Níveis de Estoque, Gerenciamento de Mercadorias de Terceiros, Gestão de Fornecedores, Gestão de Inventário (depósitos/armazéns) e Localização e Rastreamento (produtos, lotes, paletes ou contêineres). Com isso, eliminamos o uso do papel e colocamos o inventário na palma da mão”, conclui o gerente.