Como fazer a gestão de equipes por vídeo chamadas

Produtividade - 03/06/2020

Gerenciar a equipe durante a pandemia pode ser um desafio, mas as videochamadas chegaram como uma estratégia eficaz e moderna para este período. Entenda e implemente-as já na sua gestão:

Como fazer a gestão de equipes por vídeo chamadas

O trabalho remoto vem sendo cada vez mais comum durante esse período de pandemia, por conta do coronavírus. Com a quarentena, muitas empresas preferiram aderir ao home office, ao invés de mandar seus funcionários embora, por isso os empregados e empregadores precisaram se adaptar.

E um dos maiores desafios é gerenciar todas as equipes de casa. Dessa forma, os chefes estão procurando maneiras para que isso ocorra da melhor forma e que não gere problemas para a empresa nem para seus profissionais.

Pensando nisso, separamos, abaixo, algumas dicas sobre como gerir uma equipe por chamadas de vídeo. Confira!

Comunicação por vídeo como ferramenta de gerenciamento

Para aqueles com uma equipe global, o uso de videoconferência para se comunicar provavelmente já faz parte do seu conjunto de ferramentas. Seja para reuniões semanais da equipe ou para apresentar resumos do projeto, o vídeo pode melhorar significativamente seu relacionamento com os membros da equipe e aumentar a eficiência e a precisão das tarefas concluídas.

E com o trabalho remoto obrigatório diante da pandemia, muitas empresas estão utilizando aplicativos de vídeo chamada para gerir suas equipes. Para tirar o melhor proveito da ferramenta, o uso de vídeo pode ser mais do que apenas para um gerenciamento de projetos, mas também para o gerenciamento de equipes.

Essa interação, cara a cara, contínua desenvolve relacionamentos que simplesmente não podiam ser mantidos apenas através da comunicação baseada em texto.

Uso de ferramentas durante a chamada

Funcionários podem utilizar ferramentas que os ajudem a repassar o trabalho para outros, ou para seus chefes. Empregadores poderão ter acesso a documentos em tempo real através de programas que permitem que as pessoas enviem vídeos, fotos e outro tipo de mídia através de uma pasta no site.

Com isso, mesmo que eles ainda estejam em reunião, o gestor terá acesso direto ao que está sendo feito por seus funcionários. A partir de um arquivo, ou o que quer que eles enviem.

Uso da tecnologia para marcar reuniões

A comunicação por vídeo já existe há algum tempo, com quase todas as plataformas oferecendo sua própria versão. Desde as chamadas originais do Skype até as chamadas do Facebook ou do Google Hangouts, é difícil encontrar alguém que não tenha utilizado esse recurso em suas vidas pessoais ou profissionais.

E além de tudo o que já foi falado, existe parte da tecnologia que serve também como lembrete. Através de aplicativos e sites, os donos de empresas e chefes podem marcar reuniões em vídeo e, assim, deixar toda a equipe a par de quando acontecerá.

Maestro BPM

O Maestro BPM um software gerenciador de processos de negócios. É um nome grande, mas que promete otimizar seu trabalho. A partir dele, você pode organizar as atividades que estão sendo desempenhadas na sua empresa, desenhar os processos que são capazes de estruturar todo o seu trabalho, melhorar a produtividade da sua equipe, gerenciar e controlar melhor seu negócio.

Além de acompanhar o andamento das atividades com indicadores disponibilizados no software.

Quer saber mais?

Não deixe de entrar em nosso site e blog para ler mais textos e conhecer melhor nosso produto. Entre em contato com nossa equipe comercial e garanta já o seu.