Liderança em tempos de crise: os desafios e oportunidades

Produtividade - 13/05/2020

Um bom líder é uma figura essencial, principalmente em tempos de crise. Saiba mais sobre quais são os desafios e as oportunidades de assumir a liderança em momentos tão difíceis!

Liderança em tempos de crise os desafios e oportunidades

Crises chegam para abalar as estruturas de um governo ou, até mesmo, de empresas. A quebra da normalidade exige que as pessoas repensem o seu jeito de agir e corram atrás de soluções rápidas e eficientes. Nesse cenário, a figura de um líder é essencial para conduzir a equipe de volta a um lugar seguro.

O papel de um bom líder é assumir o controle da situação que está, provavelmente, tirando o sono de autoridades governamentais ou empresariais. A liderança em tempos de crise serve, portanto, para agir de maneira firme e positiva, a fim de superar qualquer problema e manter o bem-estar geral.

Em casos corporativos, por exemplo, pode ser errado associar o chefe com um líder. O ideal é que as pessoas que assumam cargos melhores, de fato, tenham o controle e as responsabilidades, mas não necessariamente é assim que ocorre.

O líder é quem está na linha de frente da crise e preocupado com os grupos ao redor. Normalmente, os chefes e gestores são indivíduos mais focados nos resultados, por exemplo.

Desafios e oportunidades de uma boa liderança

Cada empresa lida de uma forma diferente com crises. No entanto, quem toma a linha de frente do combate encara, normalmente, obstáculos parecidos.

O primeiro deles é conseguir dar conta de todas as demandas que chegam, principalmente durante uma crise. É preciso, então, que o líder saiba otimizar o seu tempo e o da equipe.

Uma liderança em tempos crise está envolvida com muitos conflitos internos. Dessa forma, saber gerenciar o público interno é fundamental para evitar boatos, por exemplo e ainda para acalmar os ânimos.

A comunicação é imprescindível para adequar as demandas do alto escalão por resultados e dos colaboradores por um ambiente melhor. Afinal, em tempos de crise, o líder é a figura que intermedeia esses dois grupos.

Ainda relacionado às equipes, um dos desafios de um bom líder é saber motivar quem está por perto. Sobretudo em tempos difíceis. Para isso, ajudar a manter o foco e não desesperar é essencial.

Quanto aos problemas que surgem durante as crises, uma liderança eficiente é capaz de prever os riscos, adotar uma cultura de prevenção nas empresas e, principalmente, propor alterações no sistema e proporcionar a adaptação do time às novas mudanças.

Por fim, um desafio que envolve apenas o próprio líder é estar em constante aprendizado. O conhecimento sobre gestão de riscos e equipes será útil para toda vida.

Quando um líder é capaz de contornar bem todas as situações listadas, o que era desafio se torna oportunidade de crescimento pessoal e profissional.

Tipos de líder

Todos os seres humanos são adaptáveis às situações, flexíveis e únicos. No entanto, assim como existem desafios em comum, algumas pessoas com perfil de liderança podem ter características bem parecidas.

Existem alguns grupos onde se pode encaixar os tipos de liderança: autoritária, paternal, liberal, transformador…

Cada equipe e empresa, em tempos de crise, demandam líderes singulares. Não necessariamente um estilo combina com um ambiente específico. Todos, porém, são eficientes e peculiares com o seu próprio estilo.

Quer saber ainda mais sobre o assunto, então entre em contato com a nossa equipe.

 

Como melhorar o gerenciamento da sua empresa?

Como melhorar o gerenciamento da sua empresa?